Em quem devo votar?

Blog-Capa-Não-jogue-seu-voto-no-lixoComo é sabido por muitos, aproxima-se mais um pleito eleitoral. As primeiras coisas que vêm à mente são “propaganda eleitoral na tv” e “sujeira na cidade”. Mas seria esse o intuito de uma eleição? Incomodar em vez de trazer uma oportunidade de mudança na vida das pessoas? Qual deveria ser minha postura a respeito?
FUNÇÃO HISTÓRICA DO VOTO
O povo teve poucas oportunidades na história onde pode estar no poder. Podemos destacar os períodos onde foi criada a democracia na Grécia e os tempos atuais. O resto do tempo a população estava sujeita aos reis, imperadores e outras formas de liderança hereditárias. Devido ao progresso do mundo e a insatisfação com essas formas de governo, o povo lutou por poder escolher os rumos de suas nações, e isso deu-se através do voto e da capacidade de tornar-se elegível. Mas essa concessão não foi espontânea, mas por meio de guerras, onde muitos morreram para poder ter a democracia.
DEMOCRACIA BRASILEIRA
Ela é muito criticada, mas é uma das melhores do mundo. Não é tão democrática quanto a criada na Grécia Antiga, onde as pessoas reuniam-se em campos e elas mesmas votavam sobre suas demandas (Não haveria possibilidade disso hoje, devido às dimensões do nosso território), mas pode eleger os representantes que podem de verdade mudar alguma coisa. Em alguns lugares, que apesar de serem repúblicas, são comandadas por um primeiro-ministro (parlamentarismo), que é escolhido pelos políticos e não pelo povo.
A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER BEM NOSSOS REPRESENTANTES
Pudemos vivenciar dois períodos muito bem-administrados da nossa nação. Um deles quando assumiu a presidência Fernando Henrique Cardoso, intelectual, que estabilizou a economia e colocou o país no caminho certo para poder crescer. Outro, foi o da ascensão à presidência de Luiz Inácio da Silva, popularmente conhecido como Lula, homem que veio das camadas mais esquecidas da sociedade – os nordestinos do sertão – que com o coração ajudou dos catadores de papel aos ricos empresários, e que teve aprovação de governo de bom para ótimo em mais de 80% da população. Um governante começou um bom trabalho, outro deu continuidade e o ampliou.
EM QUEM DEVO VOTAR NA MINHA CIDADE?
É aí que reside o problema. Muitos votam em qualquer um porque não vêem que valha a pena de ser escolhido. Outros votam em nomes e sobrenomes conhecidos apenas para não “perderem o voto”. Já outros não votam em pessoas pobres ou não-conhecidas porque “não vão ganhar nada” e queriam estar no lugar delas. Quem também já não ouviu a frase “uma andorinha não faz verão”? Pois é, a situação do eleitor é difícil. A pessoa mais indicada para candidatar-se e ser eleita seria aquela que de verdade estivesse envolvida em causas sociais, mesmo sem ser em cargos eletivos, independente de dinheiro ou nome. Mas para saber disso deveríamos estar mais engajados em questões políticas do nosso bairro ou cidade. Isso é uma obrigação de cada um, pois os projetos votados nas câmaras de vereadores são na maioria das vezes propostos e acompanhados pela comunidade. Nos dias atuais os CONSEG´s (conselhos de segurança) reúnem a população dos bairro com a Polícia, vereadores, empresários e representantes dos bairros, e muitas soluções são encontradas nessas reuniões. Alguns vereadores até trazem os nomes dos outros vereadores que votaram contra idéias de melhorias para aquele bairro. Existe um adágio popular que diz o seguinte: “Dê o poder a uma pessoa e verá quem ela é”. Se seu candidato mudou depois de ser eleito, dê o troco nas próximas eleições.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Muitos ficam dando “n” idéias para melhorar o Brasil, parlamentarismo, monarquia, anarquia, ditadura ,etc. Mas as monarquias já acabaram porque são arcaicas e não representam os anseios do povo. A anarquia seria o mesmo que voltar aos tempos das cavernas e aqueles que apoiam a supressão de direitos em prol da estabilidade não sabem o poder que tem a liberdade e a participação. Por isso, pense antes de votar, o futuro de sua cidade e de seu país está em suas mãos.
Até uma próxima oportunidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: