Ser rico é possível?

É algo que parece que todo mundo quer. Muitos não sabem como seriam as coisas quando chegassem lá, mas tem a impressão teriam todos os seus problemas resolvidos. E tudo que pudessem querer conseguiriam. Casas grandes e caras, carros de última geração, as mulheres mais desejadas, posições de destaque na sociedade, melhores restaurantes, iates, muitos amigos… Este é o lado bom do dinheiro. E existe um lado ruim? Vejamos a vida de um executivo de sucesso, Steven R. Covey, escrita em seu livro Os Sete Hábitos das Pessoas Muito Eficazes:
“Depois de mais de 25 anos trabalhando com pessoas em empresas, universidades e ambientes conjugais e familiares, estive em contato com diversos indivíduos que atingiram uma posição social de sucesso invejável, mas se encontravam em conflito, sentindo uma profunda necessidade de conquistar mais coerência e eficácia pessoal, bem como relacionamentos mais satisfatórios com os outros. Suponho que muito dos problemas que foram discutidos comigo lhe sejam familiares:
# Defini e atingi meus objetivos profissionais e desfruto de um tremendo sucesso em minha carreira. Mas isso me custou a vida pessoal e familiar. Parece que eu não conheço mais minha mulher e filhos. Nem mesmo sei mais se conheço a mim mesmo, ou se sei o que realmente importa para mim. Fico me perguntando: Valeu a pena?
# Comecei um novo regime – o quinto só neste ano. Sei que estou gordo, e desejo sinceramente mudar isso. Estudei todas as informações novas, estabeleci metas e assumi uma atitude mental positiva, dizendo “eu posso conseguir”. Mas não consegui. Depois de algumas semanas, eu relaxei. Pelo jeito sou incapaz de manter uma promessa feita a mim mesmo.
#Fiz vários cursos para aumentar a eficácia dos meus métodos de treinamento de pessoal. Eu espero um bocado de meus funcionários, e faço o possível para ser cordial e justo com todos. Mas não percebo nenhuma lealdade da parte deles. Se eu ficasse em casa um dia, doente, acho que passariam todo o tempo batendo papo e tomando café. Por que não consigo treiná-los para que sejam independentes e responsáveis – nem encontrar outros que o sejam?
#Meu filho adolescente rebelde toma drogas. Por mais que eu tente, ele não me dá ouvidos. O que posso fazer?
#Tenho tanta coisa para fazer. Nunca dá tempo. Eu me sinto pressionado e tenso o dia inteiro, sete dias por semana. Compareci a seminários sobre organização do tempo e tentei meia dúzia de sistemas de planejamento diferentes. Eles ajudaram um pouco, mas ainda assim eu percebo que não estou levando a vida feliz, produtiva e pacífica que pretendia.
#Gostaria de ensinar a meus filhos o valor do trabalho. Mas sou obrigado a supervisionar cada movimento, se quiser que eles façam alguma coisa…e agüentar reclamações o tempo todo. Acabo fazendo tudo sozinho, é mais fácil. Por que as crianças não conseguem fazer suas tarefas com alegria, sem serem forçadas?
#Vivo ocupado. Muito ocupado. Mas de vez em quando penso se minhas atividades atuais farão alguma diferença a longo prazo. Gostaria muito de pensar que minha vida tem algum sentido, que as coisas são de certo modo diferentes, por causa da minha presença.
#Quando meus parentes e amigos conseguem um certo sucesso ou reconhecimento, eu os congratulo com entusiasmo. Mas no fundo fico remoendo o despeito. Por que me sinto assim?
#Tenho uma personalidade forte. Sei que em praticamente todas as interações posso controlar o desfecho. Na maior parte do tempo consigo até influenciar as pessoas para que apresentem a solução que eu desejo. Reflito sobre a situação, e realmente sinto que as idéias que me ocorrem são as melhores para todos. Mas fico constrangido. Sempre imagino o que os outros
acham de mim e de minhas idéias.
#Meu casamento empacou. A gente não briga nem discute. Simplesmente não nos amamos mais. Fizemos terapia de casal. Tentamos inúmeras outras coisas, mas não conseguimos mais ressuscitar os sentimentos antigos.
Estes são problemas sérios, dolorosos – problemas que não pode ser resolvidos por paliativos imediatos.”
E o relato de vida da maioria dos ricos é o mesmo, esse de Steven é o mais sincero. Viu o segredo de como ficar rico? Colocar a família em segundo plano pelo trabalho o tempo inteiro, falta de cuidado com a saúde, o que gera doenças, solidão, problemas de vícios na família, falta de paz, se estando atormentado o dia inteiro, e só depois que se perdeu todo o resto da vida, só sobrou a carreira, que vêem o que fizeram com suas vidas. Você teria coragem de colocar o seu filho de lado por causa de dinheiro? Você conseguiria trocar a sua esposa por um serviço? Teria coragem de jogar a sua vida no lixo por causa de dinheiro? A maioria dos ricos tiveram. Existem aqueles que não precisam ficar a vida inteira trabalhando para enriquecer, ficam ricos “da noite para o dia”, através de boas idéias que se tornaram milhões, prêmios de loterias e jogos, etc. Mas com eles não é diferente. O dinheiro exige muito tempo e trabalho também para ser mantido, e os que não jogaram tudo para o alto antes de se tornarem ricos, vão o fazer depois. E a maioria dos que enriquecem subitamente, voltam a ser pobres subitamente também porque “não foram preparados” para isso. Diante de tudo que foi mencionado, vale a pena “lutar para ser rico”? (porque se fosse para ficar rico “do nada” seria bom, mas e se tiver que lutar como eles para isso?). Se você é uma pessoa que ama a sua família e é uma pessoa equilibrada, sã psicologicamente e mentalmente, você vai dizer não. O que se perde nessa luta é muito mais valioso que o que o dinheiro pode oferecer. É preciso que se diga isso para desmistificar esse “sonho” que as pessoas têm de ficarem ricos sem saber como funciona a coisa. Não é preciso cortar um dedo para saber que vai doer, pois é intuitivo e já escutamos relatos de muitos sobre isso. Com a riqueza é o mesmo. Se ainda assim quiser, invente algo de que todos precisariam, reinvista lucros incessantemente, diversifique e mude de ramo de negócios assim que o mercado exigir, compre idéias e empresas promissoras, ou renomadas durante crises e dedique-se incondicionalmente a esta causa.

Até uma próxima oportunidade.

Deixe um comentário

