Segredos da mente humana – II

Em nossos dias muito conhecimento é produzido ou descoberto, mas o que falta é saber como usá-lo e quando aplica-lo – que é o que importa. Mas como devemos conduzir a nossa vida durante o dia de forma mais assertiva e eficiente? Isso é possível?

Durante o dia somos alvo de várias exigências, internas, externas, verdadeiras, complementares e para poder administrá-las devemos ter conhecimento delas, que são as seguintes:
CIENTÍFICAS (Maslow)
• necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, o abrigo;
• necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
• necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
• necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
• necessidades de auto-realização, que podem ser descobertas ao se ajudar alguém, ou também conseguindo o que se quer ser ou ter.
PRÁTICAS
• conseguir fazer o que se precisa , como ir trabalhar por exemplo;
• conseguir fazer o que se quer, como o lazer ou um hobby;
• fazer o que se pode;
• fazer o que se deve.
Para que tenhamos uma vida satisfatória devemos “administrar” e “realizar” tanto às necessidades científicas e práticas, o que só é possível através do “planejamento” , que pode ser feito até em uma folha de caderno, durante a noite visando o dia seguinte, ou mais elaborada, para o mês ou missão de vida. Parece pouco, mas é só isso. Não é provado cientificamente, mas a prática demonstra que existem “necessidades inconscientes ou evolutivas” , como o lazer, necessidade de Deus e por incrível que pareça, de voar – que não é tão absurda assim, pois já é explorada por grandes corporações como a Coca-Cola, que em propagandas em caminhões e anúncios apresenta uma “coca-cola com asas” visando à associação subconsciente do refrigerante com essa possível necessidade do Homem de voar. Mas para começar , já está bom muitas vezes administrar e realizar às exigências científicas e práticas, de preferência com o que é louvável e de maneira mais eficiente (em menos tempo possível, com a melhor estratégia, etc.).
CONHECENDO A SI MESMO
A nossa mente fica o dia inteiro pensando, mas não progredindo, pois fica analisando só os outros e jogando problemas. Por isso devemos direcionar o que pensamos para não perdermos o nosso tempo e a nosso potencial. Parece que a nossa mente fica “nos dando corda” para ver até onde vamos ou se não seremos humildes, pois fica nos elogiando o dia inteiro, ou sentido coisas que não são claras como a alegria ou o desalento – irreais possivelmente, ou fica nos sugerindo coisas que, se fugirmos verbalmente delas (sem ter que mudar de verdade como pessoa), nos levará diretamente a elas, pois o subconsciente que determina as nossas atitudes. Sentir que tem o controle da vida quotidiana e que a está vivendo da maneira mais eficiente e satisfatória diminuem sentimentos de descontentamento muitas vezes e melhoram a autoestima. Se precisa fazer algo, não fique muitas vezes esperando uma fórmula mágica para começar a fazê-lo, sempre postergando esperando uma técnica melhor, faça o que estiver ao alcance e do jeito que sabe – com o movimento no caminho aparecerão as alternativas.Ajude os outros, nem que você fique um pouco mais pobre, porque  Deus  vai te recompensar.

Até uma próxima oportunidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: